Depoimento do Torben Grael por WhatsApp em 11/08/2026
O Estaleiro Silas era do pai do Ronaldo Senft (Ronnie) e ficava na Ilha da Conceição – RJ.
Após a partida do pai, o Ronnie ficou a frente do estaleiro por algum tempo, construindo: Lasers, Europas e Optimist e, depois, vendeu o estaleiro.
Falei com ele agora e ele me disse que o pai construiu um barco que se chamava “Gitano”, que ele acredita ter ido para a área de Itacuruça. Antes disso, construiu o barco do Henry Ballot, o “Sagittaire”.
Também construiu alguns Sharpie 12 m² (leia: Sharpie 12 m² – A história desses veleiros no Brasil)
Ronnie, para quem não sabe, foi medalha de prata em 1984 junto comigo e o Daniel Adler.
Veleiros conhecidos construídos ou restaurados pelo Estaleiro
| Nome | Modelo | Ano |
|---|---|---|
| Virvent | Classe Dourado | 1963 |
| Gitano | ||
| Sagittaire II | Jorge Iturbide 33 | 1948 |
Fotos
Tenho como sonho um dia poder implementar uma iniciativa para preservar o patrimônio náutico brasileiro… por isso, já pensando em algum dia poder implementá-lo, além do Cadastro de Veleiros Clássicos, decidi pesquisar e escrever artigos sobre diversos assuntos relacionados à vela brasileira, entre eles, os veleiros desenvolvidos no Brasil… é sobre isso que irá encontrar informações no texto abaixo… caso possa colaborar com informações ou registros históricos, entre em contato. O que não podemos deixar acontecer é essa história se perder.
Max Gorissen – Velejador. Escritor.
Descubra mais sobre Max Gorissen
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.