Registro: M.I.Gorissen na Mackinac Race – julho de 1959

Outro dia, enquanto olhava alguns álbuns com fotos da família, encontrei um álbum com dois veleiros estampados na sua capa plástica. Era um álbum que nunca tinha visto e que recebi após o falecimento do meu pai, Maximilian Immo Gorissen, em 10 de julho de 2017. Ao abrir, encontrei uma série de fotografias do meu … More Registro: M.I.Gorissen na Mackinac Race – julho de 1959

Max Gorissen – Veleiro Gaia 1 – Velejando meu sonho – em solitário. # 2 (Português, English e Español)

Velejar sozinho me faz sentir livre Sempre gostei de velejar sozinho (em solitário). Não me entenda mal, também aprecio velejar em companhia, com tripulação, principalmente com minha família, contudo, velejar sozinho me dá uma sensação incrível de prazer e de liberdade já que tudo me parece automático, integrado, natural, como se o veleiro fosse uma … More Max Gorissen – Veleiro Gaia 1 – Velejando meu sonho – em solitário. # 2 (Português, English e Español)

Max Gorissen – Veleiro Gaia 1 – Velejando meu sonho – em solitário. # 1 (Português, English, Español)

      Max Gorissen – Veleiro Gaia 1 – Velejando meu sonho – em solitário. # 1 São Paulo, 01 de agosto de 2017 Vou iniciar este texto sem rodeios, anunciando que decidi fazer uma viagem em solitário, no meu veleiro Gaia 1, partindo em setembro 2017 de Ubatuba – São Paulo, com destino … More Max Gorissen – Veleiro Gaia 1 – Velejando meu sonho – em solitário. # 1 (Português, English, Español)

Time flies…

It’s amazing how “time flies”. Yesterday, I was searching for a document and, in an old folder, I found a list of assignments, workshops and training sessions I participated from 1989 until 1996 while I was working as a Process Consultant for KEPNER TREGOE, Inc. (KT – represented by Proação Consultoria) in Brazil. I remember … More Time flies…

Temos a obrigação de sempre criar coisas novas e interessantes que avancem a civilização

    Leio muitos artigos em revistas nos quais empresas se vangloriam de contratar grandes consultorias ou consultores que as ajudam a desenvolver e a formular sua estratégia. A grande maioria, dá para ler nas entrelinhas, pagam fortunas e gastam muito tempo para acabar fazendo mais do mesmo, só que, com um “selo de garantia” … More Temos a obrigação de sempre criar coisas novas e interessantes que avancem a civilização

IoT – Os Navios de carga autônomos, sua evolução e consequências.

  Por:  Max Gorissen   Entre as várias vertentes e áreas de aplicação do IoT – Internet of Things, gostaria de me limitar neste artigo ao mercado marítimo e, dentro deste, à navegação autônoma de navios de carga (não de passageiros). São os chamados “navios autônomos”. Hoje, por causa da infraestrutura instalada (ou ainda não … More IoT – Os Navios de carga autônomos, sua evolução e consequências.

Veleiro… Que paixão!

Barco é o mesmo que paixão. Foi o que constatou uma pesquisa realizada por Renato Mannheimer para a Ucina (Unione Nazionale Cantieri e Industrie Nautiche e Affini) em 2011 na Itália, no qual identificou-se que a náutica é muito mais uma evocação de liberdade (42%) e de aventura (35%), do que de riqueza (20%) ou … More Veleiro… Que paixão!

O surgimento de aparelhos inteligentes e sua segurança.

Por: Max Gorissen O que chamamos de aparelhos Inteligentes (smart appliances), hoje é uma realidade, apesar, de ainda estar na sua “infância”, no que convencionamos apelidar de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). Podemos considerar um IoT, qualquer coisa que esteja conectada à internet, contudo, é cada vez mais usado para definir objetos … More O surgimento de aparelhos inteligentes e sua segurança.