Especificações
- Ano de Fabricação: 1941
- Outros nomes: Bevette
- Estaleiro: Kolbjornsvik Verft & Slipp – Arendal, Noruega
- Material construtivo: Madeira
- Armação: Sloop
- Modelo: Dragon
- Tripulantes/ Passageiros: 1 / 2
- Numeral:
- Comprimento: 29’ ou 8,90 m
- Linha d’água (m): 5,7 m
- Boca (m): 2,00 m
- Calado (m): 1,20 m
- Área velica (m²): 27,7 m2
- Deslocamento (Kg): 1.721
- Projetista: Johan August Anker
- Proprietários conhecidos: Miguel e Tito Stegmann (importam o Chinook em 1960 e mudam seu nome para Bevette), Humberto C.Antunes (retorna o nome para Chinook), Andreas Dierberger (Andy)
- Observações: O veleiro foi trazido da Alemanha nos anos 60 para correr regatas no Brasil. Em uma das reformas, foi construída uma pequena cabine.
O Dragon, desenhado por Johan Anker em 1929 para o Royal Gothemburg Yacht Club da Suécia, ainda hoje é uma classe muito popular nos países escandinavos. O Chinook foi importado da Alemanha nos anos 60. Site da International Dragon Class Association: https://internationaldragonsailing.net/
Fotos

Chinook sendo restaurado no estaleiro do Andy Dierberger em Barra Bonita – SP – 06-08-2025. Fotos: Andy Dierberger e Lars Grael
Tenho como sonho um dia poder implementar uma iniciativa para preservar o patrimônio náutico brasileiro… por isso, já pensando em algum dia poder implementá-lo, além do Cadastro de Veleiros Clássicos, decidi pesquisar e escrever artigos sobre diversos assuntos relacionados à vela brasileira, entre eles, os veleiros desenvolvidos no Brasil… é sobre isso que irá encontrar informações no texto abaixo… caso possa colaborar com informações ou registros históricos, entre em contato. O que não podemos deixar acontecer é essa história se perder.
Max Gorissen – Velejador. Escritor.
Descubra mais sobre Max Gorissen
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







