Especificações
- Ano de Fabricação: 1944
- Outros nomes: Nathaly, Guaiamu
- Modelo: Narval 41
- Estaleiro: Astillero Gomes & Gonzales – Buenos Aires, Argentina
- Material construtivo: Madeira
- Armação: Iole
- Propulsão: 50 HP com Pé de Galinha Direto
- Tripulantes/ Passageiros: 8 pessoas
- Numeral: BL 26 (Na Argentina A 115)
- Comprimento: 41’ ou 12,30 m
- Design No.:
- Linha d’água (m):
- Boca (m): 3,03
- Calado (m): 1,72
- Área velica (m²): 66,66
- Deslocamento (Kg): 8.900
- Projetista: German Frers (senior)
- Proprietários conhecidos: Enrique Salzmann (Argentina – 1944), Braz Camargo (1951), Fábio Faria Souto (1956), …, Thiago Marques
- Observações:
Uma anedota sobre a origem do Ondina (Classe Brasil): Por ocasião da 1ª Regata Buenos Aires-Rio de Janeiro, realizada em janeiro de 1947, o Dr. Joaquim Belém pôde apreciar as qualidades de um veleiro concorrente que tinha dimensões bem parecidas com as do “novo futuro” Classe Brasil. O veleiro a que me refiro era o German Frers Narval 41 “Cangrejo”, de Enrique Salzman. Entusiasmado, o Dr. Belém, pouco depois, mandou construir seu Classe Brasil nas oficinas do Iate Clube do Rio de Janeiro, levando-a a bom termo e com relativa presteza (tanto que foi o primeiro Classe Brasil a ser lançado). Para saber mais sobre a história dos Classe Brasil, leia Um Brasil de classe única.
O Cangrejo foi matéria na Revista SailBrasil Magazine Edição Número 4 – setembro 2018 a fevereiro 2019.
Regatas
| Regata | Posição |
|---|---|
| Buenos Aires – Mar del Plata 1945 – Argentina | 1º lugar |
| Buenos Aires – Mar del Plata 1946 – Argentina | 1º lugar |
| Buenos Aires – Rio de Janeiro 1947 | 4º lugar |
| Buenos Aires – Rio de Janeiro 1948 | ?º lugar |
| Buenos Aires – Rio de Janeiro 1949 | ?º lugar |
| Buenos Aires – Rio de Janeiro 1950 | 5º lugar |
| 1ª Regata de Pau-a-Pino – 20 de abril de 1951 – RJ | DNF com Braz Camargo (veja foto e artigo abaixo) |
| Regatta de Veleiros Clássicos – Búzios 2011 | 2º lugar – Classe D |
| 42º Ilhabela Sailing Week |
Participou de 14 edições da regata Santos-Rio (ver anos)
Fotos


Matéria na Revista Yachting Brasileiro – Proibida sua reprodução. Todos os direitos reservados.




Material enviado por e do acervo particular de Átila Bohn
Cangrejo antes da reforma em 15/09/2009 e depois. Fotos:
Fotos tiradas do Cangrejo por mim, Max Gorissen, em 10/05/2018 quando fui velejar nele no Rio de Janeiro com o objetivo de comprar o veleiro.

Matéria na revista Yachting Brasileiro No. 79 de maio de 1951. Todos os direitos reservados. Proibida sua reprodução.


Tenho como sonho um dia poder implementar uma iniciativa para preservar o patrimônio náutico brasileiro… por isso, já pensando em algum dia poder implementá-lo, além do Cadastro de Veleiros Clássicos, decidi pesquisar e escrever artigos sobre diversos assuntos relacionados à vela brasileira, entre eles, os veleiros desenvolvidos no Brasil… é sobre isso que irá encontrar informações no texto abaixo… caso possa colaborar com informações ou registros históricos, entre em contato. O que não podemos deixar acontecer é essa história se perder.
Max Gorissen – Velejador. Escritor.
Descubra mais sobre Max Gorissen
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.














































































