Empresas estão comprometidas em preservar os problemas iniciais que as criaram.

Por: Max Gorissen

Minha experiência tem mostrado que, na grande maioria dos casos, as empresas que foram fundadas para solucionar um determinado problema, continua comprometida em preservar e perpetuar o problema que as originou.

Por exemplo, uma empresa de aluguel de carros surgiu da necessidade de solucionar um problema de transporte, contudo, esta empresa continua comprometida em solucionar o problema de transporte “com carros”.  Ela não busca encontrar novas maneiras de solucionar o problema de transporte, apenas se aproveita de uma contínua demanda para manter o modelo do negócio.

É esta limitante que faz com que muitas empresas não estejam preparadas para mudar quando seu produto/ serviço não é mais necessário ou se tornou obsoleto.

Gosto de dizer às pessoas que me consultam que: em algum lugar, consciente ou inconscientemente, alguém está neste exato momento desenvolvendo algo que irá tornar sua empresa/ produto obsoleto… Por este motivo, pense na sua empresa/ produto/ serviço e analise se ela se encaixa no modelo acima. Se sim, questione o compromisso de preservar os problemas que a originaram e analise de que outras maneiras pode solucionar o problema. É assim que se inova e se identificam novas tendências.

No pior dos casos, você pode concluir que estes problemas ainda tem um potencial enorme de desenvolvimento e não fazer simplesmente nada a respeito…


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s