Especificações
- Ano de Fabricação: 1949
- Outros nomes: Trucha, Pirata III
- Modelo: Narval 41 (39 pés?) armado em iole
- Estaleiro: Astillero Gutierrez
- Material construtivo: Madeira
- Armação: Iole
- Tripulantes/ Passageiros: 8 pessoas
- Numeral: BL 60 (A 169) e BL 29 (?)
- Comprimento: 41’ ou 12,30 m
- Design No.:
- Linha d’água (m):
- Boca (m): 3,03 m
- Calado (m): 1,72 m
- Área velica (m²): 66,66 m2
- Deslocamento (Kg): 8.900 Kg
- Projetista: German Frers – ano 1943
- Proprietários conhecidos: Hipolito Gil Elizalde* (1949 – Trucha), Dr. Marcos Merhy, Augusto Bayan (ex Comodoro da ABVO mudou o nome para Pirata III)
- Observações: Lá pelo ano 2010, o Pirata III foi visto sendo restaurado no Clube de Regatas Cristovão, mas, segundo relatos, um determinado dia, o veleiro foi colocado em uma carreta e levado embora… não se soube mais nada dele. Em outro relato posterior, o Pirata III aparece na Ilha comprida e, na época, já estava todo podre.
* Em 1945, Hipolito Gil Elizalde, diretor da revista Yachting Argentina e parte da equipe do FJORD II, lançaram a ideia de organizar a Regata Buenos Aires – Rio de Janeiro (1.200 milhas). No Rio de Janeiro, José Candido Pimentel Duarte, diretor da revista Yachting Brasileiro, tratou de implementar a ideia da nova regata oceânica entre os brasileiros. Hipólito participou 14 vezes da Regata Buenos Aires – Rio de Janeiro, ganhando com o veleiro Carla em 1962.
Regatas
O Angica III foi o primeiro veleiro de bandeira Brasileira a participar de uma regata internacional, a Regata Bermuda-Newport. Mesmo modelo Narval 41 do Veleiro Cangrejo, contudo, armado em iole.
| Regata | Posição |
|---|---|
| Regata Buenos Aires-Rio 1950 | 7º lugar com Hipolito Gil Elizalde |
| Regata Santos-Rio 1958 | 1º lugar e Fita Azul com Marcos Merhy do ICRJ – Nº de Barcos: 18 |
| Regata Bermuda-Newport 1960* | 82º lugar com Marcos Merhy do ICRJ – Nº de Barcos: 91 |
| Regata Santos-Rio 1961 | º lugar com Marcos Merhy |
| Regata Santos-Rio 1962 | º lugar com o nome Pirata III de Augusto Bayan |
* Tripulação do Angica III na Newport-Bermuda 1960: Herbert Hasselman, Mario Motta, Francisco Soares Filho, Kurt Polbon, Antonio Carlos Dias Paes Leme e Marcos Merhy (proprietário e capitão).
Fotos


Tenho como sonho um dia poder implementar uma iniciativa para preservar o patrimônio náutico brasileiro… por isso, já pensando em algum dia poder implementá-lo, além do Cadastro de Veleiros Clássicos, decidi pesquisar e escrever artigos sobre diversos assuntos relacionados à vela brasileira, entre eles, os veleiros desenvolvidos no Brasil… é sobre isso que irá encontrar informações no texto abaixo… caso possa colaborar com informações ou registros históricos, entre em contato. O que não podemos deixar acontecer é essa história se perder.
Max Gorissen – Velejador. Escritor.
Descubra mais sobre Max Gorissen
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.