Biscaya

  • Ano de Fabricação: 1947
  • Outros nomes:
  • Modelo: Cúter sueco de dupla-proa
  • Estaleiro: Construído na Suécia
  • Material construtivo: Madeira
  • Armação: Sloop
  • Propulsão: Motor a gasolina de 50 Hp
  • Tripulantes/ Passageiros:
  • Numeral: BL 7
  • Comprimento: 10 m ou 32,8 pés
  • Design No.:
  • Linha d’água (m): 9,3 m
  • Boca (m): 3,52 m
  • Calado (m): 1,39 m
  • Área velica (m²): 50 m²
  • Deslocamento (Kg): 7700 Kg
  • Projetista:
  • Proprietários conhecidos: Ragner T.Janer (1947), Carlos Souza Dias (o pai dele), Marcos Cortesão Barnsley Scheuenstuhl, Victor Ruiz Huidobro e Lobo Marquês de Huidobro (CRG – Clube de Regatas Guanabara – fim dos anos 70).
  • Observações: Trazido da Escandinávia por Ragnar T.Janer no ano de 1947.

Velejei no Byscaia no final dos anos 70. Esse barco pertenceu a um engenheiro espanhol e seu irmão, que se chamavam Victor Ruiz Huidobro e Lobo Marquês de Huidobro. Na época estava no CRG (Clube de Regatas Guanabara).

RegataPosição
Regata de Oceano do Iate Clube do Rio de Janeiro 26 e 27 de novembro de 1949 (47 milhas, compreendido pela linha que vai do cais do Club às Ilhas de Brocoió e Paquetá contornando-as, daí barra afora até a Ilha Rasa e depois as Cagarras, contornando-as donde voltou, encerrando no barra até o ponto inicial. A partida foi dada às 15 horas de sábado, tendo o primeiro barco chegado às 4h 42m 20s de domingo)3º lugar com Ragner T.Janer com o tempo de 15h 31m e 05s e corrigido de 16h 35m e 35s
1º Santos-Rio – 19527º lugar com Ragner T.Janer
Volta da Ilha Rasa – 19511º lugar com Ragner T.Janer

Veleiro Biscaya – Foto: Autor não identificado. Se souber quem é o autor, favor entrar em contato para darmos a devida autoria.

Matéria “Volta da Ilha Rasa” – Revista Yachtning Brasileiro No. 51 de janeiro de 1949 – Proibida sua reprodução. Todos os direitos reservados.

Matéria “Ecos da primeira Santos-Rio” – Revista Yachtning Brasileiro No. 88 de fevereiro de 1952 – Proibida sua reprodução. Todos os direitos reservados.

Veleiro Biscaya – Fotos: Autores não identificados. Se souber quem é o autor de alguma das fotos, favor entrar em contato para darmos a devida autoria.

Tenho como sonho um dia poder implementar uma iniciativa para preservar o patrimônio náutico brasileiro… por isso, já pensando em algum dia poder implementá-lo, além do Cadastro de Veleiros Clássicos, decidi pesquisar e escrever artigos sobre diversos assuntos relacionados à vela brasileira, entre eles, os veleiros desenvolvidos no Brasil… é sobre isso que irá encontrar informações no texto abaixo… caso possa colaborar com informações ou registros históricos, entre em contato. O que não podemos deixar acontecer é essa história se perder.

Max Gorissen – Velejador. Escritor.


Descubra mais sobre Max Gorissen

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.