Estaleiro Japuí

Estaleiro localizado em São Vicente – SP e onde foram construídos diversos veleiros nos anos 1950, inclusive, o Curussá e o Itahym, dois S&S White Caps – Design 1254 – de 37 pés, o primeiro, do Dr. Rudolph Goeller e, o segundo, do Dr. Luiz Pacheco e Silva.

O bairro do Japuí, em São Vicente, nos anos 50, era uma região marcada por atividades náuticas e estaleiros de pequeno e médio porte, que construíam embarcações de madeira (limitadas pela altura do vão livre da Ponte Pênsil, entre 4 e 6,5 metros, dependendo da maré) próximo à praia.

NomeModeloAno
Curussá *S&S White Caps – Design 1254 – 37 pés
Itahym *S&S White Caps – Design 1254 – 37 pés

* Estes dois veleiros foram construídos no Estaleiro Japuí por Domingo Stipanich.


Tenho como sonho um dia poder implementar uma iniciativa para preservar o patrimônio náutico brasileiro… por isso, já pensando em algum dia poder implementá-lo, além do Cadastro de Veleiros Clássicos, decidi pesquisar e escrever artigos sobre diversos assuntos relacionados à vela brasileira, entre eles, os veleiros desenvolvidos no Brasil… é sobre isso que irá encontrar informações no texto abaixo… caso possa colaborar com informações ou registros históricos, entre em contato. O que não podemos deixar acontecer é essa história se perder.

Max Gorissen – Velejador. Escritor.


Descubra mais sobre Max Gorissen

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.