Casemiro Durajski – Artesão fabricante de veleiros

Estaleiro “artesanal” da década de 1960, fundado pelo Sr. Casemiro Durajski, e que construíu vários tipos de barcos de madeira, entre eles, veleiros da classe Snipe, Pingüim, Guanabara, entre outros.

O estaleiro, inclusive, fabricava todas as ferragens necessárias para estes veleiros. Estas eram fabricadas pelo metalúrgico Ducão, que veio trabalhar como o Casemiro aos 16 anos de idade, e era chamado de “o artesão das ferragens”.

Na época, o estaleiro estava localizado em um galpão na Av. Copacabana, em Porto Alegre – RS.

O último veleiro da Classe Guanabara, o Mimbora, do Sr. Breno Caldas, foi construído por Casemiro Durajski no Estaleiro do Veleiros do Sul, de Roberto Funk, em Porto Alegre – RS.

A SNIPE GAÚCHANo início da década de 50, os anos da modernidade varreram a vela gaúcha com o Snipe que já era um sucesso em todo o mundo. Esta classe foi escolhida por Leopoldo Geyer para substituir aos veteranos Sharpies 12m que vinham perdendo importância. Os primeiros barcos construídos por Casemiro Durajski com financiamento da SAVEL (Sociedade Amigos da Vela), ainda que não alcançassem os padrões internacionais, já elevados para a época, serviram para dar início a uma metamorfose na vela em nosso Estado. Foram feitos 10 Snipes, com a supervisão de Luís Chagas, em um estaleiro localizado nas dependências do late Clube Guaíba, na Praia de Belas. Começam as primeiras medições em 13 Snipes, feitas por Edmundo Soares. Em abril de 53, o diploma 376 da filiação internacional da Flotilha de Porto Alegre é expedido pelo Sr. William Crosby, que era secretário executivo da Scira e veio a falecer pouco depois. Durante o aniversário do Clube dos Jangadeiros foi realizada uma regata de Snipes inaugurando oficialmente a classe em nosso estado.1

NomeModeloAno
MimboraClasse Guanabara1970
BRA 9474Snipe1956


Tenho como sonho um dia poder implementar uma iniciativa para preservar o patrimônio náutico brasileiro… por isso, já pensando em algum dia poder implementá-lo, além do Cadastro de Veleiros Clássicos, decidi pesquisar e escrever artigos sobre diversos assuntos relacionados à vela brasileira, entre eles, os veleiros desenvolvidos no Brasil… é sobre isso que irá encontrar informações no texto abaixo… caso possa colaborar com informações ou registros históricos, entre em contato. O que não podemos deixar acontecer é essa história se perder.

Max Gorissen – Velejador. Escritor.

  1. Texto extraído do artigo Classe Snipe completa 90 anos do Veleiros do Sul. Todos os direitos reservados. Proibida sua reprodução. ↩︎

Descubra mais sobre Max Gorissen

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.