Especificações
- Ano de Fabricação: 1951
- Outros nomes: Jutusa ?
- Modelo: Classe Internacional 5 metros (5m RI)
- Estaleiro:
- Material construtivo: Madeira
- Armação: Bermuda
- Tripulantes/ Passageiros: 3
- Numeral: BL 77
- Comprimento: 29′ 80″ pés ou 9,085 m
- Design No.:
- Linha d’água (m): 5,877
- Boca (m): 1,84 m
- Calado (m): 1,099 m
- Área velica (m²):
- Deslocamento (Kg): 1.560 kg
- Projetista: A regra dos 5 metros foi criada na França em 1929
- Proprietários conhecidos: Arnold Krayer Krauss (1951 – ICCS (Iate Clube Cruzeiro do Sul – Represa Billings – SP), Nelson Chade
- Observações: A eliminatória para a Olimpíada de Helsinque de 1952 para a classe Dragão foi feita com os 5 Metros RI, já que no Brasil não havia uma flotilha constituída de Dragões. O comandante vencedor foi o Wolfgang Richter do YCSA.
A fórmula usada para determinar a classe:
A fórmula de medição é dada na 2021 International Five Metre Rating Rules:
5.000 metros=L+S2−F−B22

Depoimentos
Marcelo Chade por Facebook em 09/01/2026
Meu pai, Nelson Chade, teve um Dragon na Billings e depois um 5m.
Inclusive o 5m, de nome Jutusa (Sjutusa), foi a minha primeira velejada na vida (2 meses de vida)! Comecei em grande estilo. Um “italiano” o abonou e foi o ultimo dono. Pelo que eu soube e ficou um bom tempo no Flório ( nada de novo ).

Sobre os Dragons, existiram dois no Brasil, um branco (que foi do meu pai na Billings – Linie) e um amarelo (Chinook) que se perdeu podre no Ycsa. Quem teve, provavelmente, o Dragon do Ycsa foi a família dos Stegmann. Peter me falou sobre ele.

Regatas
| Regata | Posição |
| 4º aniversário do ICCS (Iate Clube Cruzeiro do Sul – Represa Billings – SP) – 10/09/1951 | 1º com Arnold Krayer Krauss no timão e tripulantes: Sra. Krayer Krauss e Dr. Roberto Reichert |
Artigo
Artigo na Revista Yachting Brasileiro No. 84 de outubro de 1951 – Todos os direitos reservados – Proibida sua reprodução.
Fotos



Tenho como sonho um dia poder implementar uma iniciativa para preservar o patrimônio náutico brasileiro… por isso, já pensando em algum dia poder implementá-lo, além do Cadastro de Veleiros Clássicos, decidi pesquisar e escrever artigos sobre diversos assuntos relacionados à vela brasileira, entre eles, os veleiros desenvolvidos no Brasil… é sobre isso que irá encontrar informações no texto abaixo… caso possa colaborar com informações ou registros históricos, entre em contato. O que não podemos deixar acontecer é essa história se perder.
Max Gorissen – Velejador. Escritor.
Descubra mais sobre Max Gorissen
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


