Especificações
- Ano de Fabricação:
- Outros nomes:
- Modelo: Light Crest 25′
- Estaleiro: Jorge Horácio Añel
- Material construtivo: Madeira laminada
- Armação: Sloop
- Propulsão:
- Tripulantes/ Passageiros: 3
- Numeral:
- Comprimento: 7,56 metros ou 24,8 pés
- Linha d’água: 19,5 pés
- Boca: 1,96 m
- Calado: 1,02 m
- Área velica:
- Mestra: 145 sq ft
- Genoa: 105 sq ft
- Buja 1: 70 sq ft
- Buja 2: 48 sq ft
- Storm Jib: 24 sq ft
- Trysail: 60 sq ft
- Balão: 103 sq ft.
- Deslocamento: 1350 kg
- Projeto: German Frers (pai) – Viamonte 176, Buenos Aires, Argentina – projeto de 1952. Site: https://germanfrers.net/
- Proprietários conhecidos: Danilo Iakimoff, Jackson Bergamo, Valério, Daniel Kamamoto, Rui (foi quem comprou o casco avariado e tirou um molde para fazer outro em fibra de vidro).
- Observações: O Atrevido, que também se perdeu, já com um novo dono, o barco sofreu grande avaria quando foi erguido de forma errada e, ao ser descarregado na parte de baixo do clube ASBAC por um caminhão comum sem rampa, o barco escorregou da rampa adaptada com muita inclinação, saindo o casco na metade da carreta e, por este motivo, como já estava com o madeirame muito frágil, quebrou ao meio. Observe nas fotos abaixo a borda toda deformada. O veleiro, foi comprado pelo Rui que o levou a algum lugar na represa de Guarapiranga e, antes de se perder, tirou o molde do casco e fez outro em fibra-de-vidro.
O projeto do Light Crest foi premiado no ano de 1952 pela revista YachtingWorld, que também divulgou seu plano de construção.
Principais regatas e sua colocação
| Regata | Posição |
Fotos

Light Crest 25′ Atrevido – Fotos: Jackson Bergamo.
Light Crest 25′ Atrevido – Fotos: Daniel Kamamoto.
Tenho como sonho um dia poder implementar uma iniciativa para preservar o patrimônio náutico brasileiro… por isso, já pensando em algum dia poder implementá-lo, além do Cadastro de Veleiros Clássicos, decidi pesquisar e escrever artigos sobre diversos assuntos relacionados à vela brasileira, entre eles, os veleiros desenvolvidos no Brasil… é sobre isso que irá encontrar informações no texto abaixo… caso possa colaborar com informações ou registros históricos, entre em contato. O que não podemos deixar acontecer é essa história se perder.
Max Gorissen – Velejador. Escritor.
Descubra mais sobre Max Gorissen
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




















































