Singoala

  • Ano de Fabricação: 1937
  • Outros nomes: Annerag (de Anne e Ragnar Janér) e Angelique (nome original)
  • Modelo: S&S 50
  • Estaleiro:
  • Material construtivo: Madeira
  • Armação: Cutter
  • Propulsão:
  • Tripulantes/ Passageiros:
  • Numeral: US 2 e BL 51
  • Comprimento:
  • Design No.:
  • Linha d’água (m):
  • Boca (m):
  • Calado (m):
  • Área velica (m²):
  • Deslocamento (Kg):
  • Projetista: Sparkman & Stephnes
  • Proprietários conhecidos: Charles N.Granville (Angelique), Ragnar Janér (1956 – Singoala e posteriormente Annerag por causa da segunda esposa)
  • Observações: Veleiro de 50 pés, fabricado nos USA e construído em madeira. Outros nomes Annerag (de Anne e Ragnar Janér) e Angelique (de Charles N.Granville). Neste veleiro, Brigitte Bardot velejou em Búzios no ano de 1964 e graças a uma foto do Sr. Ragnar Janér onde mostra a Brigitte Bardot sentada no colo de Bob Zaguri, que existe a Orla Bardot em Búzios.

Saiba mais sobre Ragnar T.Janér e seu papel na vela Brasileira lendo o artigo “The Five, a classe internacional 5 metros RI

RegataPosição
Regata Buenos Aires – Rio de Janeiro 195316º lugar
Regata Buenos Aires – Rio de Janeiro 19565º lugar na Classe “A” com Ragnar Janér como tripulante e que, ao chegar ao Rio, comprou o Angelique e o rebatizou Singoala
Regata Santos-Rio 19563º lugar
Regata Santos-Rio 1958Fita Azul, 8º lugar na GERAL e 1º lugar na Classe “B” com Ragnar Janér (ICRJ)
Regata Buenos Aires – Rio de Janeiro 19595º lugar
Regata Santos-Rio 1959 – 05/11/1959Fita Azul, 1º lugar na GERAL e 1º lugar na Classe “B” com Ragnar Janér (ICRJ)
Regata Santos-Rio 19622º lugar
Regata Santos-Rio 196316º lugar
Singoala – Foto enviada por Atila Bohm
Singoala em 1959 no Dárcena Borte em Buenos Aires – Foto enviada por Atila Bohm
Matéria sobre a Buenos Aires-Rio no Jornal – O ESTADO – Florianópolis 31-12-1958
Brigitte Bardot e Bob Zaguri em foto de Ragnar Janér de janeiro de 1964 durante velejada no Angelique em Búzios. Foto enviada por Atila Bohm

Tenho como sonho um dia poder implementar uma iniciativa para preservar o patrimônio náutico brasileiro… por isso, já pensando em algum dia poder implementá-lo, além do Cadastro de Veleiros Clássicos, decidi pesquisar e escrever artigos sobre diversos assuntos relacionados à vela brasileira, entre eles, os veleiros desenvolvidos no Brasil… é sobre isso que irá encontrar informações no texto abaixo… caso possa colaborar com informações ou registros históricos, entre em contato. O que não podemos deixar acontecer é essa história se perder.

Max Gorissen – Velejador. Escritor.


Descubra mais sobre Max Gorissen

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.