Especificações
- Ano de Fabricação: 1935
- Outros nomes: Wishbone (Inglaterra)
- Modelo: Wishbone Gaff Schooner
- Estaleiro: J. Samuel White
- Material construtivo: Madeira
- Armação: Sloop
- Propulsão:
- Tripulantes/ Passageiros:
- Numeral:
- Comprimento: 83 pés ou 25,29 metros
- Design No.:
- Linha d’água (m):
- Boca (m):
- Calado (m):
- Área velica (m²):
- Deslocamento (Kg):
- Projetista: Uffa Fox
- Proprietários conhecidos: Alan Colman (1935), Marinha do Brasil (1950)
- Observações: O gaff duplo (tipo uma retranca dupla) na vela triangular superior tem a forma de um “osso da sorte”, ou Wishbone em Inglês. Portanto, foi dado o nome de “Wishbone” à escuna de Alan Colman no seu lançamento e, posteriormente, já sob propriedade da Marinha do Brasil, renomeado “Albatroz”. O Wishbone foi projetado por Uffa Fox para Alan Colman e lançado em 1935.
O Albatroz (Wishbone) participou, sob o comando do Vice-Almirante Roberto Mário Monnerat da Escola Naval da Marinha Brasileira, da Regata Buenos Aires – Rio de Janeiro de 1950, mas não largou (DNC). O Vice-Almirante Monnerat, velejador entusiasta, participou por mais de trinta anos de regatas oceânicas nacionais e internacionais. Representou a Marinha na Regata Buenos Aires – Rio em 1950, no comando do veleiro “Albatroz” da Escola Naval e, o Brasil, na Regata Admiral’s Cup, na Inglaterra em 1971, no veleiro “PLUFT” de propriedade do Sr. Israel Klabin.
Principais regatas e sua colocação
| Regata | Posição |
| II Buenos Aires – Rio de Janeiro 1950 | DNC |
Fotos



Albatroz na Revista Yachting Brasileiro No.52 de Fevereiro de 1949. todos os direitos reservados. Proibida sua reprodução.
Tenho como sonho um dia poder implementar uma iniciativa para preservar o patrimônio náutico brasileiro… por isso, já pensando em algum dia poder implementá-lo, além do Cadastro de Veleiros Clássicos, decidi pesquisar e escrever artigos sobre diversos assuntos relacionados à vela brasileira, entre eles, os veleiros desenvolvidos no Brasil… é sobre isso que irá encontrar informações no texto abaixo… caso possa colaborar com informações ou registros históricos, entre em contato. O que não podemos deixar acontecer é essa história se perder.
Max Gorissen – Velejador. Escritor.
Descubra mais sobre Max Gorissen
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




