Especificações
- Ano de Fabricação: 1970
- Outros nomes:
- Modelo: Classe Guanabara – Modelo de uma Iole Alemã adaptada às condições da Baía da Guanabara.
- Estaleiro: Estaleiro Veleiros do Sul (Roberto Funk)
- Material construtivo: Madeira
- Armação: Sloop
- Tripulantes/ pernoite: 6 e 4
- Numeral:
- Número de inscrição na marinha:
- Comprimento: 24’ pés ou 7,20 m
- Linha d’água (m): 6,66 m
- Boca (m): 2,36 m
- Calado (m): 0,30 m com bolina levantada e 1,476 m com bolina abaixada
- Área velica (m²): 17,5 m²
- Área velica (Balão): 38 m²
- Deslocamento (Kg): 1.200 Kg
- Projetista/ projeto: Friederich Heuer – Hamburgo – Alemanha / Modelo de uma Iole Alemã adaptada às condições da Baía da Guanabara projetado em 1936 na Alemanha.
- Proprietários conhecidos: Casemiro Durajski, Breno Caldas (primeiro proprietário no ano de 1970*), Bruno Steiger comprou o veleiro de Breno em 1976.
- Observações: Construído por Casemiro Durajski. Este é o último Veleiro da Classe Guanabara fabricado.
*Outra história interessante é a do veleiro Guanabara de nome “Mimbora”, encomendado ao estaleiro do Roberto Funck que, na época, estava com pouco serviço, pelo Sr. Breno Caldas do Jornal Correio do Povo (também dono do veleiro Aventura, um Finisterre 38). Assim que o Roberto entregou o veleiro, este foi enviado ao Haras do Breno e colocado em um galão onde permaneceu por muitos anos “sem nunca ter visto água” até ser vendido como parte da maça falida do jornal (por Raymond Grantham em 08/05/2019)
Saiba tudo sobre a história destes veleiros e sua classe no Brasil lendo o artigo: Guanabara, a classe precursora do espírito de equipe na vela brasileira.
Regatas
| Regata | Posição |
|---|---|
| º lugar |
Foto


Veleiro Mimbora – Foto: Site http://www.popa.com.br.
Descubra mais sobre Max Gorissen
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.