Cairu III

  • Ano de Fabricação: 1960
  • Outros nomes:
  • Modelo:
  • Estaleiro: Estaleiro Arataca
  • Material construtivo: Madeira
  • Armação: Ketch
  • Propulsão:
  • Tripulantes/ Passageiros:
  • Numeral: BL 163
  • Comprimento: 48 pés ou 14,63 m
  • Design No.: Sparkman & Stephens de 1955
  • Linha d’água (m):
  • Boca (m):
  • Calado (m):
  • Área velica (m²):
  • Deslocamento (Kg): 14.000
  • Projetista: Sparkman & Stephens
  • Proprietários conhecidos: Jorge Geyer (proprietário do Classe Brasil Cairu II, mandou construir o Cairu III em 1958. O veleiro ficou pronto e foi para a água em 1960), Roberto Geyer
  • Observações:
RegataPosição
Regata Buenos Aires – Rio 1962
Regata de Barcos Clássicos Búzios 2015
Cairu III em frente a sede do ICRJ. Foto: Max Gorissen

Veleiro Cairu III. Fotos: Autores não identificados. Caso saiba quem é o autor, favor entrar em contato para darmos a devida autoria.

Cairu III na capa da Revista Yachting Brasileiro No. 103 de maio de 1953. Copyright Yachting Brasileiro. Todos os direitos reservados. Proibida sua reprodução.
Chegada do Marga e do Cayru III durante Taça Leopoldo Geyer 2025 – Vídeo enviado por Rafael Terentin. Autor não identificado (se souber favor informar para que possa dar a devida autoria).

Tenho como sonho um dia poder implementar uma iniciativa para preservar o patrimônio náutico brasileiro… por isso, já pensando em algum dia poder implementá-lo, além do Cadastro de Veleiros Clássicos, decidi pesquisar e escrever artigos sobre diversos assuntos relacionados à vela brasileira, entre eles, os veleiros desenvolvidos no Brasil… é sobre isso que irá encontrar informações no texto abaixo… caso possa colaborar com informações ou registros históricos, entre em contato. O que não podemos deixar acontecer é essa história se perder.

Max Gorissen – Velejador. Escritor.


Descubra mais sobre Max Gorissen

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.