Em breve, um novo livro: Sharpie 12 m² – A história desses veleiros no Brasil

Em 1932, um ano após o lançamento do veleiro Sharpie 12 m² na Alemanha, um grupo de iatistas do Iate Clube Brasileiro, no Rio de Janeiro, trouxe a planta da embarcação para o Brasil e formou a primeira flotilha da nova classe.

Sendo um veleiro muito rápido e estável para a época, para dois tripulantes, com uma inconfundível vela quadrangular e casco formado por uma área plana ao longo da quilha – uma inovação que os veleiros só vieram a implementar décadas depois –, o Sharpie rapidamente se espalhou pelo Brasil.

Em 1938, organizou-se o primeiro Campeonato Brasileiro da Classe Sharpie, que se repetiu bienalmente até 1960. Desse ano em diante, o campeonato passou a ser anual, até 1971, quando foi interrompido durante seis anos, retornando em 1978, na praia de Santos (SP). Suas três últimas edições foram realizadas em Niterói (RJ), em 2014, Nova Lima (MG), em 2015, e em São Paulo (SP), na Represa de Guarapiranga, em 2016.

Meu próximo livro é resultado da união entre um sonho e uma paixão.

A paixão é pelo veleiro classe Sharpie – uma paixão inspirada pelo profundo apreço por sua beleza atemporal e seu incrível desempenho.

Já o sonho remete à vontade de ver preservado o patrimônio náutico brasileiro – o sonho de lançar uma iniciativa para salvaguardar e divulgar esse patrimônio, contribuindo para o conhecimento sobre o mundo da vela e dos veleiros.

Ao projeto de pesquisar esse tema e escrever sobre o Sharpie, um dever se impõe de início: selecionar o material de interesse nas mais variadas fontes, depurar eventuais discrepâncias resultantes de documentos nem sempre fidedignos e “enxugar” histórias, retirando-lhes excessos, dúvidas e falsidades comumente encontrados por quem quer que se disponha a enfrentar a enorme tarefa de elaborar um trabalho de registro histórico… Detalhista como sou, é isso que me propus ao decidir escrever sobre a história dessa classe no Brasil.

Conto com a colaboração de todos. Se tiver informações que deseje compartilhar sobre esses veleiros, pessoas, campeonatos, ou ainda fotos antigas e reportagens sobre o tema, entre em contato clicando aqui.

Em breve, divulgarei maiores informações sobre o lançamento.

Bons ventos!

Max Gorissen

Velejador. Escritor.


Descubra mais sobre Max Gorissen

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.