Após ter feito e instalado um novo forro no teto do meu veleiro Gaia 1, aproveitei para trocar o sistema usado nas luminárias originais, buscando uma maior eficiência e um melhor gerenciamento da energia elétrica do veleiro.
Para isso, decidi substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LEDs (Light Emitting Diode) modelo SMD5050 High Power (última geração de LED na data).

A grande vantagem da lâmpada de LED é a economia de energia que ela proporciona de até 80% especificamente. Isso porque o diodo tem uma boa capacidade luminosa fazendo com que a produção de luz seja maior usando menos energia.
Além do aumento da eficiência, os LEDs trazem significativos benefícios para a rede elétrica do veleiro, como por exemplo, a melhoria do fator de potência da instalação e da qualidade da energia, além de redução da manutenção devido ao seu maior tempo de vida útil.
Na troca, tive de substituir em cada uma das 25 luminárias: a base, o soquete, a fiação, o interruptor e a lâmpada incandescente, por um novo suporte (em vez da base), fiação, interruptor e uma “bolacha” de LEDs.
Segue a descrição do processo nas fotografias que tirei enquanto realizava a troca:


Fotos de todo o processo:




Espero que este artigo o incentive ou o ajude a modificar ou atualizar para LED as luminárias do seu veleiro.
Bons ventos!
Max Gorissen
Velejador. Escritor.
Descubra mais sobre Max Gorissen
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.