Quinta-feira decidi escalar o Pico do Pão de Açúcar no Saco do Mamanguá em Paraty. Ancorei o Gaia 1 em frente a Praia do Cruzeiro Mamanguá com um dia lindo e ensolarado.
Fui de botinho até a praia e, depois de subir o bote na praia, calcei meus tênis… ainda com sol, a subida de 425 metros é íngreme e árdua, escalando pedras, raízes de árvores e trechos de barro. Não sei se os meus 60 anos de idade pesaram ou se a subida é exageradamente íngreme, mas, depois de 1:16 hs de escalada, com diversas paradas para recuperar o fôlego, consegui chegar ao topo… já no topo, com chuva e ventos de 10 nós, que começavam a nublar toda a área, deu ainda para disfrutar o panorama de tirar o fôlego por alguns minutos até tudo ficar encoberto pelas nuvens e a chuva virar temporal… o que fez com que a descida fosse uma aventura, em meio a corredeiras de água e lamaçal… desci com muito cuidado e cheguei na praia exausto, com dores nos joelhos, mas encantado!
A experiência de desbravar sozinho a mata, vencer o cansaço e chegar ao topo com sua maravilhosa vista de 360 graus, valeu a pena!
Subir o Pico do Pão de Açucar na lista de coisas a fazer em Paraty: Check!
Agora, sinceramente, duvido que volte a subir…

Foto da semana de 16/03/2025
Autor: Max Gorissen
Descubra mais sobre Max Gorissen
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.