Substituição do espelho retrovisor com escurecimento automático do Jaguar XJ8

Ter algum componente quebrado no seu carro incomoda e é algo que não dá para conviver, especialmente, quando o problema está permanentemente na sua “cara”!

Quando comprei meu Jaguar XJ8 1999, ele veio com uma série de pequenos probleminhas que tive de consertar.

Um deles foi o espelho retrovisor interno eletrocrômico que, da metade para baixo, aparentava ter algum líquido escuro dentro.


Espelho retrovisor eletrocrômico ainda instalado no carro. Nesta fotografia dá para ver a “mancha” causada pelo vazamento do gel.

Apenas para esclarecer, a função de um retrovisor eletrocrômico é minimizar a incidência da luz emitida pelo farol de um carro que vem atrás, ajustando sua transparência de reflexo de forma automática, de acordo com a intensidade de luz projetada sobre este. Isso é realizado por uma corrente elétrica que “oxida” os compostos dentro do gel que fica dentro do prisma do espelho, o que, por consequência, escurece e limita a quantidade de luz que é refletida pelo retrovisor.

O escurecimento automático está sempre ativo durante a condução. Isso acontece porque no espelho retrovisor interno existem dois sensores, um orientado para frente e outro orientado para trás, que funcionam em conjunto para identificarem e eliminarem a luz que possa ofuscar. O sensor orientado para frente detecta a luz ambiente enquanto o sensor orientado para trás reconhece a luz proveniente dos faróis dos veículos que estão atrás.

Ao pesquisar sobre o problema do meu espelho retrovisor, descobri que o fluido eletrocrômico estava vazando do prisma do espelho.

Descobri também que, em muitos casos, esse líquido vaza de dentro da “blindagem” do corpo do espelho e, se cair em qualquer peça ou forração do interior, isso causa manchas permanentes.

Para reparar o problema teria de retirar o espelho e levá-lo para uma empresa especializada em reparo de espelhos retrovisores eletrocrômicos ou, simplesmente, substituí-lo por um novo.

Como não consegui localizar nenhuma empresa que fizesse o serviço no espelho do Jaguar XJ8 (faziam o serviço em outros espelhos mas não do Jaguar… vai entender!) e a importação da peça irá levar algum tempo (sem contar que com a taxa de US$ x R$ como está fica muito caro), mandei simplesmente substituir, em uma empresa de espelhos automotivos, o prisma do espelho eletrocrômico por um espelho “normal” de retrovisor… o escurecimento automático, é claro, não existe neste espelho e, por isso, quando um carro com luz forte aparece por trás do meu Jaguar, principalmente SUVs que são mais altas e a projeção do facho de luz dos faróis parece iluminar e refletir direto na altura do meu espelho retrovisor, fico com a visão ofuscada, contudo, nada que um movimento da cabeça ou um reposicionamento do espelho retrovisor com a mão não resolvam.


Prisma e eletrônicos do espelho eletrocrômico após terem sido retirados do corpo plástico do retrovisor. Nesta fotografia dá para ver a “mancha” causada pelo vazamento do gel.

Este é o procedimento que usei para retirar o espelho:

  1. Abra a tampa do estojo dos óculos de sol no painel localizado no teto e gire o parafuso de plástico para soltar o painel (assim que soltar, não puxe, pois você tem que desconectar o chicote da fiação).
  2. Desconecte o chicote da fiação do espelho que entra dentro do forro do teto.
  3. Remova as 2 tampas de plástico sobre a montagem do espelho. Uma está acima do suporte e a outra embaixo, cobrindo o sensor de chuva. Eu apenas apliquei um pouco de pressão com os dedos sobre essas duas tampas e elas soltaram. Existem alguns pequenos suportes de plástico na tampa superior. Tome cuidado para não os quebrar.
  4. Desconecte o chicote que vai do espelho ao sensor de chuva. Faça isso com cuidado.
  5. No manual de oficina da Jaguar diz para remover o sensor de chuva também, contudo, no meu caso, havia espaço suficiente entre o suporte do espelho e o sensor de chuva para me permitir remover o espelho sem remover o sensor de chuva (o que teria sido sem dúvidas uma dor de cabeça).
  6. Agora a parte divertida !! Você precisa “chacoalhar” o espelho e empurrá-lo para baixo em direção à base do vidro/console. Não o puxe diretamente para baixo em direção ao console, ele precisa se mover ao longo da curvatura do vidro. O meu estava bem travado, mas começou a se mover depois de algumas chacoalhadas e mexidas e, em seguida, deslizou para baixo e para fora da montagem (é um tipo de trilho preso com fita dupla no vidro dianteiro).
  7. Presumindo que você não quebrou ou trincou o vidro (dizem que isso acontece), dê um suspiro de alívio, enxugue a testa, encaixe o novo espelho colocando-o sobre o trilho do vidro e empurre em direção ao teto do carro até que se encaixe no suporte com um clique. Então coloque todas as outras coisas de volta, conecte todos os fios novamente etc.
  8. Teste se seu sensor de chuva, faróis automáticos, interruptores de teto e, claro, o espelho retrovisor com escurecimento automático estão todos funcionando, então tome uma bem merecida cerveja!


Espero ter ajudado.

Por: Max Gorissen

Copyright: Todos os nomes e logotipos que identificam a Jaguar e o modelo XJ são marcas pertencentes à Jaguar Land Rover Limited.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s