Montando um cabo guia para suas adriças

Cabo guia instalado na ponta da adriça.
Cabo guia instalado na ponta da adriça.

Muitos proprietários de veleiros de oceano que conheço, cuidam muito bem das suas escotas e muito mal das suas adriças.

O motivo é simples; As adriças, geralmente, dão muito mais trabalho para tirar e inspecionar do que as escotas já que, as primeiras, passam pelo mastro e são muito complicadas de se tirar e depois passar novamente (colocar).

Quem já não teve de amarrar cabinhos encobertos por “Silver-tape” nas pontas para retirar uma adriça deixando um guia dentro do mastro para a hora de recolocar a adriça novamente?

Eu mesmo fiz isso várias vezes, contudo, existem outras maneiras mais fáceis e rápidas de, a qualquer momento, tirar ou colocar (passar) uma adriça.

O que vou mostrar nesta sequência de fotos é apenas mais uma maneira que, no meu caso, tenho usado no meu veleiro pois acho muito simples de usar.

Talvez, você tenha outra maneira que, para você, seja melhor… então, deixo claro que não estou discutindo qual é a melhor ou a pior maneira e sim, somente, demonstrando a que eu uso, afinal, dizem, existe a maneira certa, a errada e a minha… 🙂

Brincadeiras à parte, este é um assunto sério já que, deixar as adriças ao relento, por longos períodos de tempo, constantemente batendo no mastro, sujeitas aos esforços de subir e baixar velas e, sem uma inspeção periódica para verificar sua condição de uso é, no mínimo, “jogar com a sorte”.

2016-09-11-10-28-40
Na ponta da flecha vermelha, note que a adriça laranja e azul rasgou sua cobertura e a “alma” do cabo está a mostra. Os motivos podem ser vários, contudo, reparem que, aparentemente, a causa do rasgo é uma Cupilha tipo Contra-Pino que se abriu e sua ponta está raspando no cabo. Essa é uma adriça do balão Assimétrico (Gennaker) que, provavelmente, se partirá com o esforço de uma rajada com o balão em cima. Do deck, nem com um binóculo você perceberá este rasgo. Terá de subir no mastro ou, baixar a adriça para inspeção.

Como os locais onde ocorrem a maioria dos problemas (rasgos) são de difícil acesso ou impossíveis de inspecionar a olho nu (dentro do mastro, na virada das roldanas e na altura das cruzetas) e, como no Brasil não temos o costume de baixar o mastro para realizar uma inspeção geral a cada ano, a maioria das adriças passam anos sem uma inspeção completa. É só reparar na cor das adriças dos veleiros na sua marina… bem sujinhas né?

Por este motivo, se não for usar a maneira que apresento a seguir para montar um guia que permita facilmente mexer nas suas adriças, utilize outro que lhe agrade… não importa qual… O que importa é que as adriças sejam periodicamente vistoriadas para garantir que não estejam danificadas.

2016-09-21-08-16-29
Ferramentas e materiais usados para montar o cabo guia da escota: Uma chave de fenda com ponta (punção), um guia tipo Selma Fids, uma tesoura, fita crepe (de pintar parede), linha de nylon, isqueiro, além, é claro, do cabinho azul com alma de spectra (usei um que tenho há tempo pois uso o que tenho a bordo antes de comprar) e, claro, a adriça, um cabo com alma de spectra 12mm cinza/branco. OBS: Falta na foto um Alicate que será usado para facilitar puxar a linha de nylon ao final.
2016-09-21-08-08-04
Antes de passar o cabinho pelo cabo da adriça, neste caso uma adriça com alma spectra de 12mm na cor branco e cinza, use uma chave com ponta para transpassar o cabo e fazer um “buraco” bem no meio do cabo.
2016-09-21-08-08-21
Insira e retire várias vezes a ferramenta pontiaguda para que o “buraco” fique no cabo.
2016-09-21-08-17-29
Meça o tamanho do cabo que deseja ter na ponta levando em consideração de que este terá de completar um círculo, terá dois nós direitos e em um dos nós direito faremos dois nós de laçada. Passe uma fita crepe em volta para proteger o cabo para que este não desfie ao ser cortado.
2016-09-21-08-18-00
Para cortar o cabo use uma tesoura afiada ou uma faca/canivete. Caso use uma faca/canivete, sempre corte o cabo apoiando sobre uma superfície de corte.
2016-09-21-08-19-29
Com o cabo cortado, usando um isqueiro, coloque fogo até a ponta derreter. Ao perceber que derreteu, apague o fogo e deixe a ponta esfriar e solidificar.
2016-09-21-08-13-10
Usando uma ferramenta guia do tipo Selma Fids, após inserir a ferramenta pelo buraco feito no cabo, passe o cabo pela abertura.
2016-09-21-08-14-43
Não importa o lado pelo qual você insere e passa o cabo pelo Selma Fids…use o lado que achar mais fácil… o objetivo é passar o cabo.
2016-09-21-08-14-58
Cabo guia inserido na adriça.
2016-09-21-08-24-41
Depois de inserir o cabo guia pela adriça e caçar o cabinho até que uma das pontas fique maior que a outra (veremos que o nó que daremos ficará em um dos lados do cabo, nunca na ponta), faça um nó direito no cabo bem na ponta da adriça para que ele não se movimente (mantenha sempre sua posição).
2016-09-21-08-32-39
Faça outro nó direito (ou outro nó que achar adequado) sempre em uma das laterais do círculo ovalado formado pelo cabo. O objetivo de ter o nó em um dos lados é para que o mesmo não se enganche em nenhum lugar. Também não colocamos o nó na ponta para evitar que a força exercida no cabo não venha a desfazer o nó. Repare que no caso de um nó direito, quanto maior a força contrária exercida no nó, mais preso ele fica.
2016-09-21-08-33-20
Depois de fazer o nó direito, por segurança, para evitar de que este se solte, faça dois nós de laçada, um em cada ponta.
2016-09-21-08-35-06
Aperte bem o nó e, após cortar as pontas o mais próximo do nó possível, queime as pontas com o isqueiro para evitar que o cabo desfie.
2016-09-21-08-35-35
Esta foto mostra como ficará seu cabo guia. Muitos terminam o processo aqui, contudo, acredito ser necessário mais um procedimento para garantir de que a adriça não se enrosque em saliências no mastro. Note que, como o cabo não sai de dentro da adriça (outra maneira de montar o cabo guia), a ponta da adriça, ao girar em uma roldana ou mudar de ângulo, pode se prender ou enroscar em alguma parte do mastro, ficando travada e evitando que você possa caçar a adriça. Por este motivo, a seguir, demonstro outro passo no qual faço uma falcaça (whipping em inglês) na ponta do cabo.
2016-09-21-08-36-35
Para fazer uma falcaça, corte um fio de nylon na medida necessária com base no tamanho que deseja. Após cortar a ponta, use novamente o isqueiro para derreter as pontas para evitar que desfie.
2016-09-21-08-44-00
A falcaça começa fazendo um “U” na ponta da adriça. Repare que uma das pontas fica curta, no tamanho que deseja a falcaça e a outra terá a sobra da extensão da linha de nylon que você cortou.
2016-09-21-08-44-27
Comece a enrolar a ponta mais comprida da linha de nylon ao redor da adriça começando no lado aberto do “U”. Terá de enrolar fazendo força para que a linha “abrace” a adriça sem deixar nenhuma folga. O ideal é que a espessura da falcaça fique a mesma do cabo da adriça (incluindo os dois lados do cabo guia azul). Se conseguir que isso aconteça, toda sua adriça terá o mesmo diâmetro, ou seja, se a ponta da adriça passar, o resto passa também.
2016-09-21-08-45-57
Ao enrolar o suficiente para que chegue na medida desejada (o ideal é que passe um pouco o cabo azul), passe a ponta da linha de nylon pelo “olhal” que se formou na ponta do “U”. Faça pressão com os dedos para que a linha não fique folgada ou que se solte.
2016-09-21-08-46-13
Com um alicate, puxe a outra ponta da linha de nylon até que o “olho” da outra ponta fique por baixo da linha enrolada na adriça. Isso irá travar a linha de nylon não permitindo que ela se solte mais.
2016-09-21-08-46-24
Esta foto mostra o “olho” e a outra ponta da linha de nylon por baixo da linha enrolada na adriça. Pronto. a linha de nylon ficou travada e não soltará mais.
2016-09-21-08-46-43
Corte as duas pontar que sobraram bem rente ao cabo da adriça e queime suas pontas.
2016-09-21-08-47-57
A adriça com seu cabo guia está pronto. Perceba que, ao fazer a falcaça (linha enrolada), o cabo guia passa a “fazer parte” da adriça e mesmo que passe por uma roldana, a ponta da adriça e o cabo azul farão juntos a curva evitando com que a ponta fique presa em algum lugar.
2016-09-21-08-48-02
Este é um “close” na linha enrolada na adriça. Repare as pontas da linha de nylon que, depois de cortadas e queimadas, derreteram e se solidificaram formando uma “bolinha” sólida na ponta.
2016-09-21-08-50-09
A adriça pronta para ser passada.

 

Agora, depois de ter passado a adriça pelo mastro, a qualquer momento que for tirar a adriça, amarre qualquer cabinho fino na sua ponta (pode ser aqueles baratos que vendem em qualquer loja de material de construção, preste atenção no tamanho, que deve ser no mínimo o dobro da altura do mastro + uma “folga” de pelo menos 2 metros, e recolha a adriça pela ponta oposta fazendo com que todo o cabinho fique no lugar da adriça. Para colocar a adriça novamente, é só fazer o caminho inverso.

Antiga adriça com seu cabo guia já amarrado a outro cabo que ficará no seu lugar enquanto passamos o outro cabo. Veja que este cabo azul/branco é uma corda comum comprada em qualquer loja de material de contrução. Não precisa ser um bom cabo/corda pois sua função é apenas servir de guia para tirar/colocar as adriças. Qualquer nó serve para unir os cabos... usei um lais de guia.
Antiga adriça com seu cabo guia já amarrado a outro cabo que ficará no seu lugar enquanto passamos uma nova adriça. Perceba que este cabo azul/branco é simplesmente uma corda/cabo comum comprada em qualquer loja de material de construção. Não precisa ser um bom cabo/corda pois sua função é servir apenas de guia para tirar/colocar as adriças. Qualquer nó serve para unir os cabos… usei um lais de guia.

Espero que este artigo o tenha ajudado.

 

Bons ventos!

 

Max Gorissen

Velejador e editor da SailBrasil.com.br

 

 

 

 


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s