O desenvolvimento dos marinheiros de embarcações de lazer

Nos últimos anos, a complexidade de uma embarcação de lazer, seja um veleiro, uma lancha ou um yacht, aumentou exponencialmente.

Hoje, pode-se afirmar que, essas embarcações, principalmente na faixa acima dos 40 pés, funcionam como uma pequena empresa, constituída por uma parte patrimonial, composta por casco, cabine, mobília, mecânica, elétrica, instrumentos de navegação, entre outros, por uma expectativa de retorno “imediato”, constituído pela possibilidade de lazer e diversão e, por uma estrutura hierárquica claramente estabelecida para administrar tudo isso, composta pelo proprietário e por sua tripulação.

sbnews-20150722-01

Esta estrutura “administrativa” é formada, em alguns casos, por um capitão e, na maioria, por um ou mais marinheiros, trabalhando juntos no gerenciamento de todas as tarefas que vão desde o lazer e a navegação no final de semana, até as de operação da embarcação como manutenção, limpeza, abastecimento, reforma, alimentação, logística, finanças, segurança e legais, relacionadas à propriedade e uso do que no Brasil chamamos de Embarcações de Luxo.

Ainda falando de Brasil, o mais comum é termos o marinheiro assumindo a responsabilidade total por todas as tarefas descritas acima, em detrimento da figura do capitão, como principal responsável pela embarcação.

Não existe nada de errado neste modelo brasileiro além, é claro, de que, racionalmente, uma pessoa pode não ter condições de gerenciar bem tantas atividades e responsabilidades.

anuncio3_empregosnauticos

Mesmo assim, muitos marinheiros, com o tempo e a experiência, foram se adaptando a esta realidade enquanto, novos marinheiros, aqueles que estão entrando no mercado agora, têm de se adaptar rapidamente, o que, devo dizer, muitos tem conseguido com louvor.

Existe é claro, um contingente que não alcança o devido desempenho e, tendo analisado a situação, o que se percebe claramente é que, aqueles que têm um bom desempenho, geralmente, são pessoas que querem fazer carreira neste mercado, enquanto, os de baixo desempenho, estão apenas atrás de um emprego até encontrar outra coisa melhor (veja outro artigo que escrevi sobre o assunto).

Contudo, o que o mercado precisa hoje, dada a complexidade nas embarcações e a necessidade premente dos proprietários por lazer sem preocupação, é de mais pessoas pensando em assumir a “profissão” de marinheiro como uma carreira e de se desenvolver e crescer dentro deste mercado almejando chegar a Capitão de barco de lazer ou Comandante de navio, entre outras opções de carreira neste mercado.

O proprietário da embarcação, consciente da necessidade de uma gestão adequada dos diversos aspectos da sua embarcação, deveria então, se preocupar com a preparação e o desenvolvimento do seu marinheiro, objetivando sempre, o aprimoramento da sua função e seu crescimento profissional.

Ainda, o proprietário da embarcação, deveria ter condições de identificar áreas que

Noirmoutier (FR) - 08/08/2006 - Beneteau - Oceanis 46***Noirmoutier (FR) - 08/08/2006 - Beneteau - Oceanis 46
Noirmoutier (FR) – 08/08/2006 – Beneteau – Oceanis 46***Noirmoutier (FR) – 08/08/2006 – Beneteau – Oceanis 46

necessitam de desenvolvimento ou aprimoramento imediato, a curto prazo e a longo prazo e, com isso, poderia, junto com o marinheiro, estruturar um programa de treinamento específico para que o marinheiro atenda tanto seus objetivos de desenvolvimento e de carreira, quanto a melhoria da qualidade do serviço desempenhado na embarcação.

O mercado náutico, como todos os mercados, precisa de mão de obra capacitada se quer crescer e se desenvolver no mesmo passo em que se desenvolve a tecnologia embarcada.

Pense nisso.

Bons ventos!

 

Max Gorissen

Presidente e Editor SailBrasil.com.br

Full Member – Yachting Journalist´s Association – UK

 

 

 

 

 


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s