Spoofing – trocando gato por lebre.

Por: Max Gorissen

Para definir o termo, spoofing (do termo em inglês spoof ou mascarar em português) significa fingir ser o que você não é. Este é o motivo do título, do popular, trocando gato por lebre.

Dentro da área de Tecnologia da Informação (TI), como sempre mais refinada nas suas definições, IP spoofing é uma técnica de subversão de sistemas informáticos que consiste em mascarar (ou spoof) pacotes IP com endereços de remetentes falsificados.

Para dar um exemplo, um dos tipos de spoofing mais sofisticados é o ataque e alteração da relação nome/IP nos servidores DNS (Domain Name Servers). Neste caso, o endereço registrado no servidor DNS, por exemplo, http://www.nomedodominio.com.br e associado ao número IP 200.228.142.38 (por exemplo) é alterado para um novo número IP 200.227.144.12 (por exemplo). Com isso qualquer pessoa tentando acessar http://www.nomedodominio.com.br estará sendo redirecionado para o novo endereço IP.

Isto é como trocar a placa do número da sua casa pela do seu vizinho com o objetivo de receber a nova TV que você já sabe que ele comprou.

Além desta, entre as muitas, existe outra maneira no qual um indivíduo se apropria do IP de um usuário que está conectado a uma determinada página da Internet e assim rouba a sessão e o encaminha para um site falso.

Para evitar o spoofing, existem vários métodos, como a aplicação de filtros de pacotes, filtro ingress nos gateways, filtro egress (descarta pacotes provindos da rede interna com endereço de origem não-local que fossem destinados à rede externa) e até mesmo o uso de um bom firewall.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s