Segurança e tratamento de mídias.

Por: Max Gorissen

Uma falha temível de segurança, sim temível, é a relacionada com o descarte de mídias que não são mais utilizadas.

Apenas parar esclarecer o que são mídias, elas são quaisquer meios magnético, ótico ou de papel que contenham informações. Geralmente são associadas a disquetes, CD’s e fitas, mas podem ser até um simples pedaço de papel.

As mídias são importantes, pois, em determinado momento, imaginou-se armazenar alguma informação para uso posterior ou para distribuição; ou seja, naquele momento era importante que a informação fosse guardada. Contudo, uma prática comum, é o das pessoas descartarem mídias que ainda contenham informações importantes.

Os motivos podem ser vários, como, por exemplo, confundir-se e jogar no lixo um CD contendo informações importantes devido a não ter anotado a descrição ou algum indicativo do que existe gravado nele. Contudo, neste exemplo, jogar o CD no lixo por descuido não caracteriza a temível falha na segurança.

O que caracteriza este ato como temível é sequer haver pensado em quebrá-lo ou inutilizá-lo raspando ou arranhando as trilhas ao longo da superfície de dados do CD antes de jogá-lo.

Como sabemos, as informações (arquivos, senhas, planilhas, cartas, e-mails, fotos, etc) contidas nessas mídias podem conter “algum bem de informação” que, no passado ou no presente, sejam importante e que podem ser usadas por pessoas mal intencionadas. Só para dar um exemplo, se dentro deste CD existir um arquivo do topo Word contendo uma senha, e esta senha for quebrada, a mesma poderá servir de base para se descobrir outras senhas deste usuário ou da empresa, já que as senhas da maioria das pessoas estão relacionadas e seguem um mesmo padrão.

Parar evitar que isso ocorra, preste atenção e aplique estes cuidados para todas as mídias da empresa que contenham bens de informação, sejam elas em meio magnético, ótico ou papel:

  1. Guarde em lugar seguro e adequado à mídia, de acordo com as especificações do fabricante;
  2. As que forem transitar para fora das instalações da empresa devem ter as suas saída registrada e a garantia de sua chegada ao destino. Além disso, devem ser embaladas de forma adequada, para garantir a sua integridade;
  3. As mídias em meio magnético ou ótico devem ser identificadas externamente, quanto ao seu conteúdo, indicando, quando necessário, o prazo de retenção e observações sobre a mesma;
  4. Quando forem descartadas, devem ser apagadas e/ ou destruídas através de trituração ou incineração.

Tenha estes cuidados independentemente do conteúdo da mídia, ou seja, um CD de música que já não lhe interessa deve passar pelo mesmo procedimento de um CD contendo o relatório da previsão das vendas dos próximos 12 meses. Com isso, o procedimento se torna natural e se incorpora a sua rotina.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s