Continuidade do negócio e o seguro financeiro

Por: Max Gorissen

Todo negócio, prejudicado por uma brecha na segurança da informação, não pode permitir que ocorra interrupção das atividades, devendo estar preparada para proteger de imediato os processos críticos contra os efeitos de falhas ou desastres.

Para isso, ações de prevenção e proteção, desenvolvidas com base nos processos de gestão da continuidade do negócio devem ser implementados com o objetivo de evitar a falha ou, caso ela ocorra, minimizar o impacto/ efeito da mesma (exemplo: recuperar os ativos da informação).

É importante que estas ações sejam desenvolvidas considerando uma análise prévia dos processos críticos do negócio para que sua implementação garanta que, no mínimo, as operações essenciais do negócio sejam restauradas com a maior brevidade possível.

Além disso, a gestão da continuidade do negócio deve incluir controles que identifiquem e reduzam os riscos de reincidência. Contudo, não podemos garantir com essas ações o prejuízo financeiro e, por esse motivo, um seguro pode minimizar o seu efeito.

Um seguro, muito comum no mercado europeu é o seguro contra a fraude eletrônica.

Este seguro, protege as empresas contra o roubo de valores, falsificação de documentos e dinheiro (exemplo: transferências eletrônicas de recursos indevidas), entre outras.

No ano passado (2005), a Superintendência de Seguros Privados (Susep), disponibilizou no Brasil o Seguro Contra Fraudes Corporativas, devido ao crescimento acelerado dos casos de fraudes eletrônicas e golpes de funcionários nas empresas brasileiras.

Infelizmente, até o momento, este seguro só está disponível para empresas com faturamento anual acima de R$ 500 milhões….para poucos….ora; é um começo!!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s