Segurança Eletrônica Física.

Por: Max Gorissen

Os sistemas de segurança da informação não devem englobar apenas a informação, mas também a segurança dos ativos da empresa. Para isso, devemos complementar software e aplicativos que focam exclusivamente a informação armazenada em computadores, com equipamentos e serviços voltados ao setor de Segurança Eletrônica Física, que abrangem as áreas de análises de riscos, projetos, instalação, manutenção e monitoramento eletrônico.

Compões a Segurança Eletrônica Física, os seguintes equipamentos e serviços:

Firewall, roteadores e servidores: Instalação e configuração completa de Firewall, roteadores e servidores, entre outros, com teste de todos os serviços necessários, testes de vulnerabilidades e de disponibilidade. Avaliação de todo o ambiente Internet e de sua topologia e configuração.

Alarmes monitorados: Através de terminais de alarme se gerencia todo o sistema de segurança, sensores de movimento, sensores de abertura, detectores de fumaça, detectores de quebra de vidro, teclados, sirenes, luzes estroboscópicas, cercas eletrificadas, botões de emergência, etc.

Sensores: através de sensores de movimento, abertura, quebra de vidros, entre outros, realizamos a detecção de uma condição de alarme. Os sensores do sistema informam a condição de alarme ao terminal que promove o disparo de sirenes locais e simultaneamente a comunicação do evento a uma central de monitoramento 24 horas.

Circuito fechado de TV: Este sistema possibilita o acompanhamento de áreas remotas, identificando possíveis problemas ao mesmo tempo em que também funciona como inibidor de ações de agentes externos e internos. As câmeras são posicionadas conforme a necessidade local e a conveniência do cliente com a possibilidade de gravação. O sistema pode ser ponto a ponto, isto é, um monitor para cada câmera, ou composto por seletores/ multiplexadores apresentando várias imagens no mesmo monitor.

Circuito fechado digital: O sistema digital fechado possui todos os recursos dos sistemas convencionais analógicos, com a grande vantagem de eliminar fitas cassetes, pois armazena imagens de alta resolução em HD, diminuindo sensivelmente a necessidade de manutenção do sistema. As imagens podem ser rapidamente localizadas devido à facilidade de indexação de data e hora. Este sistema permite também a visualização remota das imagens por intermédio de redes locais LAN/ WAN e Internet.

Controle de acesso: Denominasse controle de acesso ao processo limitador de entrada a determinadas áreas ou horários, somente a pessoas autorizadas. O sistema requer que as pessoas autorizadas identifiquem-se a um leitor ou teclado, reduzindo a possibilidade de roubos, eliminando chaves e problemas mecânicos com fechaduras. Para tanto são necessários dispositivos tipo catraca (barreiras) como fechos eletromagnéticos, cancelas, cartões de proximidade, leitoras de cartões, teclados, placas controladoras e opcionalmente software específicos para gerenciamento do sistema.

Proteção perimetral: Destinado á segurança patrimonial sua função básica é conter o acesso de intrusos á área protegida, provendo choques elétricos ou acionamento de sirenes no local e/ou enviando um sinal para uma central de monitoramento.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s