Espionagem Digital

Por: Max Gorissen

Dentro do leque de armamentos disponíveis para criminosos digitais, existem os spywares, programas que vasculham seus dados pessoais e os transmitem a outras pessoas, entre eles, hackers ou crackers.

Basicamente, estes programas se instalam na máquina do usuário e realizam o monitoramento contínuo da navegação (Internet), da digitação (teclado) ou das senhas digitadas, registrando os assuntos de interesse para serem enviados à empresa ou ao hacker que o desenvolveu.
Estes spywares podem ser do tipo adware, na sua maioria composta por anúncios ou propagandas indesejadas, exibidas na tela do usuário e instaladas no micro através de falhas na segurança do navegador ou de visitas a sites do tipo: pirataria, pornográficos, download de programas, etc; ou pior, através de spams (mensagens eletrônicas enviadas sem autorização do usuário) ou hoaxes (boatos infundados espalhados via e-mail) recebidos no seu e-mail pessoal que ao serem ativados através dos links encontrados nos e-mails infestam sua máquina.
O intuito deste bombardeio pode ser variado; alguns têm o simples propósito de congestionar a Internet, outros tem o intuito de ludibriar as pessoas levando a que as mesmas danifiquem arquivos ou o próprio computador, outros apenas causam o transtorno de constantemente aparecerem na tela, outros lotam a caixa postal (e-mails), outros deixam a máquina lenta (devido ao constante envio de informações parar fora do PC) e os mais perigosos invadem a privacidade do usuário e divulgam suas informações pessoais (espionagem digital).
Uma vez, independente do processo, de posse das informações, é estabelecido o perfil do usuário e começa um bombardeio de envio de mais adware, spams ou hoaxes ou pior ainda, aparentemente não acontece nada, sua máquina fica lenta para abrir programas e arquivos, enquanto suas informações são ininterruptamente enviadas parar alguém.
Como os adware, hoaxes e spams não são considerados crime no Brasil, não será através do uso da “lei e da ordem” que vamos nos livrar destes incômodos. Para isso, necessitamos nos armar com softwares anti-adware e anti-spam com o objetivo de, no primeiro, varrer constantemente a memória e os arquivos de programas a procura de adware (é importante mencionar que programas de anti-adware gratuitos não realizam a varredura automaticamente precisando que o usuário o acione a cada tanto) e no segundo, fazer o bloqueio e filtragem de todas as mensagens recebidas através do seu e-mail antes de baixá-las na caixa de entrada.
Outros procedimentos importantes são: tentar evitar navegar por sites “suspeitos”, nunca deixar seu e-mail pessoal ao preencher formulários na Internet, nunca clicar em links do tipo “retire seu nome da lista X” e constantemente/ diariamente atualizar seu anti-adware e anti-spam.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s